sábado, 30 de agosto de 2008

Workshop Inesquecível Casamento

A degustação do evento do André Midani foi ótima! Me deram toda a autonomia para fazer o que eu quiser no menu. Isso é que é prestígio !! Fiz umas comidinhas, levando em consideração a descendência árabe do André, mas levando em consideração a sua super brasilidade...
Esse fim de semana, estou fazendo o workshop da Inesquecível Casamento no Hotel Intercontinental. É disparado o melhor evento de casamento do Rio. Apenas os melhores profissionais da área, e tudo com muito bom gosto. É um momento para se divulgar o trabalho, encontrar os amigos, os parceiros, trocar figurinhas... Hoje foi suuuper movimentado, e amanhã promete ser ainda mais!
Cada evento tem a sua magia, a sua importância, mas o casamento é sempre especial. Pois é quando, a gente passa a fazer parte do sonho de alguém. E isso é incrível. É o que torna essa cerimônia um momento único, não só para os noivos, mas para todos que fazem de tudo para realizar esse sonho. E trabalham com amor, muito amor !!!
Bjs 

domingo, 24 de agosto de 2008

Final de Semana

O Evento na Casanova foi um sucesso! Como sempre! O tema foi a França, e a loja estava linda ... O Bruno Chateaubriand estava convidando.
O final de semana foi corrido.... eventos no Engenho, fora, é sempre a maior correria....
Hoje tem degustação na Brava, para um evento de lançamento do livro do André Midani, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon,  para uma 400 pessoas, bolei fazer algumas coisinhas com um toque árabe, por causa da descendência do André, Vamos ver se serão aprovadas... aí eu conto!
Bjs

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Casanova

Hoje tem evento na Casanova de Ipanema. Uma loja linda de morrer, com mil coisas para decoração, acessórios de cozinha e para chefs que não existem em outro lugar no Rio... E uma loja especialíssima para as noivas. Lá elas são tratadas com mil mimos e tem acesso ao que há de mais moderno e bacana sobre o assunto casamento. Já fiz na Casanova, de Ipanema e do fashion Mall. lançamento da Vogue Noivas, oficina de maquiagem da Mac, eventos com os melhores profissionais da área, Bar do Alex Mesquita, Bolo da Roseli Bonfante, doces da Louzieh, Chocolates da Francis, e  buffet Lorena Santos, claro!!! (rsrsrs). Já foram tantos eventos que a Dani (dona da loja),  virou parceira e amiga .... Tanto que essa parceria cresceu e a Dani me pediu para montar um Café dentro da loja de Ipanema. O projeto está se desenvolvendo e vai virar uma coisa bem legal! Semana que vem estaremos (eu e a Casanova) no workshop da Revista Inesquecível Casamento, serão dois dias de evento (30 e 31) no Hotel Intercontinental de São Conrado. E promete bombar...
Mais tarde coloco as fotos do evento de hoje!
Até

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tiradentes

Fui a Tiradentes para a semana de gastronomia!!!!! O MÁXIMO !!! Comemos suuuuuper bem!!!!!
Chegamos na sexta e já no almoço caímos dentro do famosérrimo pastel de angú mineiro..... Uma delícia, recheado de carne ou queijo (com uma pimentinha... bom demais!).
O festival seria aberto pelo jantar da Roberta Sudbrack, à noite, numa pousada chamada Vila Paolucci, linda de morrer. Nos aprontamos, sem saber o que esperar.... Sentamos na mesa com dois casais de BH, suuuper gente boa, e a conversa foi ótima a noite toda, assim como a comida ! Começou com um Quiabo Defumado com Camarão Semi Cozido, uma delícia, totalmente frugal... Depois veio uma Brandade de Bacalhau com Foie Gras e Cebola Caramelada, também muito bom. A seguir, um ovo poché servido sobre uma farofinha de aspargos, acompanhando um pãozinho... foi o que Anderson mais gostou... Depois teve um Confit de Pato com Ora pro nobis (uma erva típica de Minas, muitíssimo usada, por lá) e Quirera. De sobremesa, Tortinha de Pera com Tapioca.
O Festival de Tiradentes foi, de longe, melhor que o de Parati, e demostra ser o melhor do país. A cidade é um charme e a viagem foi a inspiração que eu precisava para criar o novo menu do Engenho, o da primavera.
Aliás, como essa cidade tem um clima diferente, um clima caseiro, onde a gente se sente bem, e não sabe porque. E como essa sensação de bem estar tem a ver com o meu trabalho. Bem estar em atender aos outros, em fazer os outros se sentirem bem ao comer minha comida, e como isso tudo, me dá um enorme prazer. Aliás o objetivo do trabalho é esse, o prazer de servir as pessoas. Não há vaidade, não há nenhum glamour (pelo contrário, tenho uma vida quase de pião - rsrsrs), há sim, um enorme prazer em resgatar nas pessoas sabores e sensações que estão guardadas em suas lembranças, e oferecer isso a elas.
No sábado, comemos num restaurante MARAVILHOSO, chamado Tragaluz. Onde tudo, absolutamente TUDO, é incrível. O clima gostoso, a comida maravilhosa, o atendimento atencioso, tudo perfeito. Comi um arroz de pato, delicioso e de sobremesa, mousse de cachaça com sorbet de limão, Anderson comeu o Picadinho da casa, e de sobremesa, goiabada frita Tragaluz. A noite foi absolutamente perfeita.
No dia seguinte o almoço foi mineiro, uma indicação do pessoal que conhecemos de BH, fomos ao Pau de Angu, no meio da estrada para Bichinho, onde só tem fogão à lenha, a comida é mineira de verdade. Um sabor absolutamente incomparável. DELICIOSO!
Esse pequeno texto traduz o sentimento dessa deliciosa cidade:
"Pequeninas coisas há, para se fazer aqui. Primeiro esquecer seu dia a dia, e aproveitar de tudo. Guarde seu celular. Procure ouvir outros sons. Tudo muito simples. Verdadeiro. Ande pelas ruas adormecidas e escute o silêncio da noite. Suba a Serra de São José. Vá de Maria Fumaça até São João, visite as lindas igrejas de lá e de cá. Dentro de uma, faça uma oração: qualquer uma. Entre nos antiquários e leve uma peça com história, antes que todas acabem. Bichinho é imperdível. Vá até lá. E não esqueça: Beba água do chafariz para voltar!"
Vou voltar !!!!


Restaurante Tragaluz




Pastel de Angu !!!!


Goiabada Frita Tragaluz ....... 

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Sud

Tenho estado atolada de trabalho.... Hoje resolvi mil coisas: Engenho, buffet, e viagem !!!! Vou para Tiradentes, para o festival de gastronomia !!! Estou empolgadíssima e com mil coisas para deixar resolvidas, então já viu né?!?
Em Tiradentes vamos participar de um jantar elaborado pela chef estreladíssima Roberta Sudbrack. Na verdade não conheço direito o trabalho dela, nunca provei, então não sei o que esperar. Sei que será maravilhoso. 
Bem, hoje ainda tô correndo... amanhã escrevo mais!
bjs

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fim de Semana

O final de semana foi daqueles..... muuuuuito trabalho !!! Ainda bem ! Dois eventos na sexta, quatro no sábado e Dia dos Pais no Engenho no Domingo. 
No sábado o dia começou em Niterói, no Mercado São Pedro. Fiz um contato excelente de uma peixaria que fornece peixes para o Boteco 66, para o Locanda, e o melhor, entrega no Rio!!!  Atendimento suuuper atencioso do Alex, preço bom, e produtos excelentes ! O telefone deles é: 26135132. É o box 128 do Mercado. Confiram !
Um dos eventos da sexta feira foi um casamento. Uma história muito curiosa: Um casal que casou por procuração, ou seja, o noivo "casou com a sogra" no dia do casamento mesmo (rsrsrs) e sexta comemoraram, enfim juntos, com os amigos. Uma festa linda, animadíssima, e uma cliente que virou uma amiga. 
Ontem, depois que acabou o movimento no Engenho fui, enfim, dar uma respirada... Fomos jantar no Madame Butterfly e comemos bem. O restaurante é japonês tradicional,sentamos numa mesinha com várias imagens da Hello Kity, que meigo! Comemos enguia (que estava muito boa), e uma entradinha gostosa: um tataki (o peixe bem picadinho) em cima de uma espécie de barguete de alga, só que empanada na massa de hot. Estava uma delícia. O hot filadélfia também é muito bom, empanado naquela farinha japonesa, bem grosseira, então ele fica extra crocante. Muito bom. Foi uma boa opção para encerrar um fim de semana de exaustão. E hoje já começa tudo de novo!
Bjs
Bjs


quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Danusia Bárbara

Hoje amanheci com um telefonema da ..... Danusia Bárbara !?!? Como assim a Danusia ligando para meu celular ?!? Para os mega alienados que não a conhecem, ela é simplesmente uma das maiores críticas de gastronomia do país...... Bem, ela esteve no Engenho, e ADOROU !!!! E hoje falou da gente no programa dela na Rádio CBN. E foi um amor de ainda me avisar ....
 
Coloco aqui o link para aqueles que quiserem ouvir.... Danúsia Bárbara na CBN - 07 Ago 2008 

A primeira dica é de uma pizzaria na Lapa, e vindo da Danusia, deve ser ótima !!!! E a segunda é o Engenho, inclusive como sugestão para o Dia dos Pais !!!! Obrigada, Danusia ! Você é sempre gentil e generosa !

Mudando de assunto .... amanhã vou a Niterói comprar peixe para um dos eventos (amanhã são dois...). Vamos fazer um Bar de Mini Temakis e lá tem os melhores produtos e os melhores preços. O que para a maioria da população é um programa totalmente mala, para mim é o mesmo que ir à Disney (rsrsrs). É nessas horas que eu vejo o quanto gosto da profissão. Sair de madrugada, chovendo, o maior frio, para ir pessoalmente escolher os peixes, camarões, ver o que está melhor, negociar, adoro. No Mercado São Pedro, tem que chegar cedo, tomar café no botequim lá perto, comprar camarão barato, comprar peixe fresquinho para as crianças, atum bem vermelhinho, frutos do mar, e o que der vontade de comer mais tarde, e se o programa se estender muito, comer pastel de camarão e tomar cerveja de garrafa, ou uma coca zero.
Depois vou encarar uma Cadeg, que já acho meio mala de ir... já que vou toda semana.... mas que também tem várias coisas interessantes. A loja do Rodrigo (Empório Quintana) é um achado ... ele tem tudo e virou um parceiro. O Mariano, que entende tudo de bebidas, e tem os melhores preços do Rio.  A loja de polpas, e a fábrica de sorvetes (que faz um sorvete de pistache delicioso e baratinho !!!) Saio de lá cheia de potinhos para provar...  A Cadeg é um capítulo à parte na minha vida, mas isso eu conto outro dia.... Amanhã o dia começa cedo e não tem hora para acabar ....
Bjs


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Considerações

Hoje o dia foi de corre corre.... normal ... dia de fazer as compras dos eventos da semana.  Fiz os testes do cardápio do "Dia dos Pais no Engenho"

 Baseado no jeitão de cada pai:

O Pai Executivo - Lulas Crocantes Recheadas de Mascarpone e Ervas com Arroz Negro (ficou um escândalo !!!)

O Pai Garotão - Tournedor de Mignon Grelhado com Papardelle ao Molho Blue Cheese

O Pai Zen - Salmão em Crosta de Gergelim com Molho de Gengibre e Quinoa com Brotos e Legumes Crocantes

O Pai Porreta - Escondidão de Carne Seca

Amanhã vou ao restaurante fazer as receitas com o Sr. Carlos e Nice (meus braços por lá...)

É engraçado essa coisa de fazer cardápio... às vezes idealizamos uma receita, e na prática, ela fica um fracasso..... Uma coisa eu aprendi nesses anos de trabalho: Comida, tem que ser BOA. Quanto menos a gente inventa, mais gostosa ela fica, quanto menos se interfere no sabor natural de um alimento fresco, melhor. Misturas inusitadas, que parecem estranhas ou estapafúrdias, disfarçadas de grandes e criativas idéias, geralmente são apenas misturas estranhas e estapafúrdias.
 E é preciso tempo para criar. Não dá para ter pressa. E tem dias que as idéias simplesmente não fluem !!! Mas também tem aqueles dias que a gente vira uma metralhadora de criação, pena que de várias idéias, nem todas se mostram boas (rsrsrsr). Mesmo para apenas montar um cardápio, é preciso tempo. É uma equação delicada essa coisa de adequar comidas, ingredientes e um algo mais, a uma pessoa, baseado em escassas informações que extraímos num primeiro contato.
Mas o que eu gosto mesmo é dos desafios !!!! Quando alguém me pede um cardápio sensual, ou uma festa junina descolada, ou um brunch anos 60, ou um cardápio sofisticado com comidas de praia, ou uma festa indiana, ou inspirada nos esportes olímpicos, ou o que a imaginação mandar !!! Simplesmente A-DO-RO. É incrível o poder da comida, de passar uma idéia, levar a gente a lugares longínquos, ou a uma época que já passou.
 Também tem aqueles desafios que tiram o nosso chão... Esse ano fiz uma festa infantil Kosher, para uma querida  amiga. E foi um aprendizado incrível sobre a comida judaica, suas regras e hábitos. Mas isso é assunto para outro dia....
Bjs

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Xiiiii .... a Vigilância apareceu !!!

Hoje o dia foi sui generis! Começamos o dia com uma palestra para o pessoal do Buffet e do restaurante (Engenho) sobre normas de higiene e armazenamento de alimentos, feita pela Fernanda, veterinária responsável pela adequação do Engenho às normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Foi bacanérrimo, o pessoal tirou várias dúvidas e é sempre bom a gente estar relembrando aquilo que a gente já sabe. 
O engraçado foi que, bastou a palestra acabar e a Vigilância apareceu para uma visita de rotina. A gente nunca sabe quando eles vem, o que é ótimo, pois obriga a gente a andar SEMPRE na linha. Não dá para dar NENHUM vacilo, e eles são SUPER exigentes. Olham TUDO, desde armazenamento correto dos alimentos, análise de limpeza do ambiente e das pessoas, documentação da casa, controle de pragas, análise microbiológica da água, prazos de validade de tudo, não pode ter um fósforo fora do lugar... E, ainda bem, ESTAVA TUDO OK!!!! Mas mesmo sabendo que está tudo certo, sempre dá uma adrenalinazinha....
Aproveitei para encontrar com os meninos (meus cozinheiros Alan e João) e organizamos os eventos da semana. Amanhã começa tudo de novo... ô vidinha boa ...... 
Bjs 

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aniversário Antonio Pedro...



 
Hoje é aniversário do meu filho Antonio Pedro e sábado foi seu batizado e comemoração da data. E claro, foi no Engenho. Parece que tudo acontece na hora certa.... Há um ano atrás eu começava minha trajetória sozinha, e quem diria que eu chegaria aqui.... O buffet está o triplo do tamanho (dando o triplo de trabalho), ser chamada para chefiar um local tão bacana como o Engenho, o café na Casanova, e docente no Senac ... 
Só agora, com Antonio fazendo 02 anos conseguimos batizá-lo. Foi um ano de muitíssimo trabalho, muitas sementes plantadas, e já é hora de colher.
Um dia a Renata entrou no Remo do Botafogo e recebeu um papel indicando o meu buffet (e eu nem sabia disso). Fiz a festa dela, bacanérrima, por sinal, e ela me chamou para ser a chef do Engenho. Agora estamos trabalhando juntas. Virou uma amiga. Aliás é isso que eu mais tenho plantado. Amigos. Assim como a Pati, a Marina, a Dani e tantas outras.
Amigos queridos, bebida boa e gelada, um local delicioso, comida gostosa, um dia perfeito.
Quem fez o bolo foi o Marco Aurélio, um querido que topa todas as maluquices que eu invento .. (eu queria mini bolinhos de Santo Antonio) e ficaram lindos !!!! Foi um sucesso !!!
O bolo estava tão gostoso que não sobrou nem um pedacinho para contar a história.... 
O cardápio (que ninguém nos ouça) foi totalmente de improviso. Mas estava uma delícia! Torta Crocante de Batata e Brie, Vitela ao Merlot com Shitake, Penne ao Siciliano com Camarão (a marca registrada), Salada de Cereais com Bacalhau e Azeitonas Pretas, Arroz de Castanha do Pará e uma Saladinha Verde para os mais lights... Foi muito bom poder ter um sábado com a família ... Agradeço a minha querida e competente equipe!
Filho, parabéns ! Mamãe te ama muito!! 

domingo, 3 de agosto de 2008

Começando....

Hoje começo a escrever o meu Blog...   Idéia antiga, ainda não realizada por absoluta falta de tempo ! 
Escrever está na veia, não foi à toa que fiz a faculdade de Direito,   viu pai?! Foram 05 anos de enrolation, até descobrir a verdadeira vocação, a verdadeira paixão. As panelas!!!! Mas é assim mesmo, nem sempre a gente acerta de primeira, né?!
Quero usar esse espaço para falar de COMIDA. Da minha e da comida dos outros.  Comida boa, e até de comida ruim. Receitas, lugares, viagens, dicas, novidades, enfim vamos falar de tudo relacionado ao tema!
Peço desculpas aos queridos que vivem me cobrando o site.... Realmente é uma novela.... mas com um Buffet bombando, Restaurante, um Café, e professora de Eventos do Senac, ando mesmo meio sem tempo.... Mas eu juro que o projeto está caminhando... É que, como em tudo, eu quero que seja perfeito, o máximo, dinâmico, interessante, e como os melhores pratos, tem que ser feito em fogo baixo, devagar, está no forno, e assim que estiver pronto, sai.
O nome do Blog não poderia ser outro, né?! Quem conhece meu trabalho sabe... meus alunos queridos sabem, eu só sou chef para poder brincar de panelinha (rsrsrs). A panelinha também tem outro significado para mim. O de comida boa, gostosa, feita com amor. Afinal o objetivo do meu trabalho (seja ele onde for), é esse. Fazer comida boa, com muito amor para as pessoas. E servi-las, da melhor maneira possível.
Bem hoje começamos. Fiquem à vontade. Falem sobre o que quiserem, desde que dê água na boca....
Bjs