quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Considerações

Hoje o dia foi de corre corre.... normal ... dia de fazer as compras dos eventos da semana.  Fiz os testes do cardápio do "Dia dos Pais no Engenho"

 Baseado no jeitão de cada pai:

O Pai Executivo - Lulas Crocantes Recheadas de Mascarpone e Ervas com Arroz Negro (ficou um escândalo !!!)

O Pai Garotão - Tournedor de Mignon Grelhado com Papardelle ao Molho Blue Cheese

O Pai Zen - Salmão em Crosta de Gergelim com Molho de Gengibre e Quinoa com Brotos e Legumes Crocantes

O Pai Porreta - Escondidão de Carne Seca

Amanhã vou ao restaurante fazer as receitas com o Sr. Carlos e Nice (meus braços por lá...)

É engraçado essa coisa de fazer cardápio... às vezes idealizamos uma receita, e na prática, ela fica um fracasso..... Uma coisa eu aprendi nesses anos de trabalho: Comida, tem que ser BOA. Quanto menos a gente inventa, mais gostosa ela fica, quanto menos se interfere no sabor natural de um alimento fresco, melhor. Misturas inusitadas, que parecem estranhas ou estapafúrdias, disfarçadas de grandes e criativas idéias, geralmente são apenas misturas estranhas e estapafúrdias.
 E é preciso tempo para criar. Não dá para ter pressa. E tem dias que as idéias simplesmente não fluem !!! Mas também tem aqueles dias que a gente vira uma metralhadora de criação, pena que de várias idéias, nem todas se mostram boas (rsrsrsr). Mesmo para apenas montar um cardápio, é preciso tempo. É uma equação delicada essa coisa de adequar comidas, ingredientes e um algo mais, a uma pessoa, baseado em escassas informações que extraímos num primeiro contato.
Mas o que eu gosto mesmo é dos desafios !!!! Quando alguém me pede um cardápio sensual, ou uma festa junina descolada, ou um brunch anos 60, ou um cardápio sofisticado com comidas de praia, ou uma festa indiana, ou inspirada nos esportes olímpicos, ou o que a imaginação mandar !!! Simplesmente A-DO-RO. É incrível o poder da comida, de passar uma idéia, levar a gente a lugares longínquos, ou a uma época que já passou.
 Também tem aqueles desafios que tiram o nosso chão... Esse ano fiz uma festa infantil Kosher, para uma querida  amiga. E foi um aprendizado incrível sobre a comida judaica, suas regras e hábitos. Mas isso é assunto para outro dia....
Bjs

Nenhum comentário: