segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tiradentes

Fui a Tiradentes para a semana de gastronomia!!!!! O MÁXIMO !!! Comemos suuuuuper bem!!!!!
Chegamos na sexta e já no almoço caímos dentro do famosérrimo pastel de angú mineiro..... Uma delícia, recheado de carne ou queijo (com uma pimentinha... bom demais!).
O festival seria aberto pelo jantar da Roberta Sudbrack, à noite, numa pousada chamada Vila Paolucci, linda de morrer. Nos aprontamos, sem saber o que esperar.... Sentamos na mesa com dois casais de BH, suuuper gente boa, e a conversa foi ótima a noite toda, assim como a comida ! Começou com um Quiabo Defumado com Camarão Semi Cozido, uma delícia, totalmente frugal... Depois veio uma Brandade de Bacalhau com Foie Gras e Cebola Caramelada, também muito bom. A seguir, um ovo poché servido sobre uma farofinha de aspargos, acompanhando um pãozinho... foi o que Anderson mais gostou... Depois teve um Confit de Pato com Ora pro nobis (uma erva típica de Minas, muitíssimo usada, por lá) e Quirera. De sobremesa, Tortinha de Pera com Tapioca.
O Festival de Tiradentes foi, de longe, melhor que o de Parati, e demostra ser o melhor do país. A cidade é um charme e a viagem foi a inspiração que eu precisava para criar o novo menu do Engenho, o da primavera.
Aliás, como essa cidade tem um clima diferente, um clima caseiro, onde a gente se sente bem, e não sabe porque. E como essa sensação de bem estar tem a ver com o meu trabalho. Bem estar em atender aos outros, em fazer os outros se sentirem bem ao comer minha comida, e como isso tudo, me dá um enorme prazer. Aliás o objetivo do trabalho é esse, o prazer de servir as pessoas. Não há vaidade, não há nenhum glamour (pelo contrário, tenho uma vida quase de pião - rsrsrs), há sim, um enorme prazer em resgatar nas pessoas sabores e sensações que estão guardadas em suas lembranças, e oferecer isso a elas.
No sábado, comemos num restaurante MARAVILHOSO, chamado Tragaluz. Onde tudo, absolutamente TUDO, é incrível. O clima gostoso, a comida maravilhosa, o atendimento atencioso, tudo perfeito. Comi um arroz de pato, delicioso e de sobremesa, mousse de cachaça com sorbet de limão, Anderson comeu o Picadinho da casa, e de sobremesa, goiabada frita Tragaluz. A noite foi absolutamente perfeita.
No dia seguinte o almoço foi mineiro, uma indicação do pessoal que conhecemos de BH, fomos ao Pau de Angu, no meio da estrada para Bichinho, onde só tem fogão à lenha, a comida é mineira de verdade. Um sabor absolutamente incomparável. DELICIOSO!
Esse pequeno texto traduz o sentimento dessa deliciosa cidade:
"Pequeninas coisas há, para se fazer aqui. Primeiro esquecer seu dia a dia, e aproveitar de tudo. Guarde seu celular. Procure ouvir outros sons. Tudo muito simples. Verdadeiro. Ande pelas ruas adormecidas e escute o silêncio da noite. Suba a Serra de São José. Vá de Maria Fumaça até São João, visite as lindas igrejas de lá e de cá. Dentro de uma, faça uma oração: qualquer uma. Entre nos antiquários e leve uma peça com história, antes que todas acabem. Bichinho é imperdível. Vá até lá. E não esqueça: Beba água do chafariz para voltar!"
Vou voltar !!!!


Restaurante Tragaluz




Pastel de Angu !!!!


Goiabada Frita Tragaluz ....... 

Nenhum comentário: