segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hoje é o Dia do Café


Hummm tem coisa mais gostosa que cheirinho de café??? Para mim, cheirinho de café é cheirinho de casa, a hora do cafézinho é a hora que a gente se junta na cozinha para jogar conversa fora.....
E hoje em dia a gente encontra café de tudo que é jeito.... Quente, gelado, em doces, sorvete, como molho de carnes .... as possibilidades são infinitas!

A história do café começou no século IX. Originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

Então vamos encher a cara de café !!!!


Novidade para adoçar o café: Este biscoito crocante, oco e revestido de chocolate por dentro deve ser colocado em cima da taça de café. Esperar uns minutos e quando o chocolate estiver derretendo saborea-lo com o seu café.


Colherinha de Biscoito


Para brincar com o café nos pratos salgados, eu acho que seu sabor, forte e marcante combina com uma carne de sabor forte, como o pato. Aí vai uma sugestão, mas eu já fiz também com café em grão no molho e raspas de laranja, um escândalo!!!

Peitos de Pato com Molho de Capuccino

Ingredientes:

4 peitos de pato
500ml de molho demi-glace
150ml de creme de leite fresco
150ml de café

Modo de preparo:

Pato

Grelhar o peito de pato deixando a pele crocante e a carne rose. Reservar.

Molho de capuccino

Colocar o molho demi-glace, o creme de leite e o café em uma panela. Deixar reduzir e temperar com sal e pimenta do reino.


Nenhum comentário: